A primeira vez que me sugeriram a criação e formalização da Revista Artrilha por meio de uma empresa minha, eu levei um susto. Eu achava que não estava preparada para um passo tão importante. A ironia é que dois dias depois de teimar que eu não abriria uma empresa, eu estava na frente do computador, entrando com meus dados no portal do empreendedor para a solicitação da MEI.
A constituição da Editora trouxe um amadurecimento de expectativa e um alinhamento de propósito dentro de mim, como se eu tivesse certeza de que era aquilo que eu devia fazer. E eu simplesmente não tive qualquer dúvida. Fiz o cadastro sem um pingo de incerteza. A facilidade do sistema do portal do empreendedor foi uma surpresa inesperada, assim como a agilidade para a liberação do CNPJ. Eu fiz a entrada da solicitação na sexta-feira, e na segunda-feira seguinte, já era uma microempresária, com dados oficiais.
Tudo isso aconteceu porque eu quis uma quebra de paradigmas para publicar a revista com ISBN. Por experiência, eu sei que uma publicação com ISBN tem uma força muito relevante para qualquer carreira, mais ainda para o artista plástico, que pode usar a publicação como obra literária dentro do currículo, e isso é um enorme diferencial e pode se destacar em editais e chamadas de artistas.
A opção pelo ISBN também parecia agregar mais valor para o trabalho editorial que eu havia feito com enorme empenho. Eu sabia que isso me daria uma visibilidade maior com o ISBN. A surpresa veio mesmo quanto a facilidade operacional na plataforma da Câmara Brasileira do Livro, para o cadastro da editora e, posteriormente, para a solicitação, mediante pagamento, do ISBN, do código de barras e da ficha catalográfica. Ou seja, a revista foi publicada com toda a documentação necessária para uma publicação literária para as obras tidas como ‘não literatura’ na categoria publicações de arte.
Hoje, não temos mais somente a Revista Artrilha como publicações da editora. Já fizemos uma série de catálogos de exposições e leilões e agora estamos produzindo portfólios para artistas visuais.
Nosso trabalho tem sido desenvolvido para a criação de publicações bibliográficas na área das artes plásticas para artistas ampliarem suas oportunidades de carreira e melhorarem seus currículos. Tem interesse em conhecer esse trabalho? Fale conosco!
Se quiser cotar a editora ou saber mais sobre nossos projetos, fale comigo pelo email editora@artrilha.com.br!
um abraço,
Edna