Catavento foi a primeira exposição organizada pelo Grupo Artrilha.
Em março de 2020 começou a ser planejada, com a contratação do espaço da ArtLab Gallery, e depois organizada passo-a-passo com um cronograma apertado da chamada de artistas a sua realização em julho, de 21 a 25.
A estrutura de captação de artistas com a divulgação de edital previa que o espaço poderia ocupar entre 80 a 100 artistas. A Catavento fechou com 88 artistas e 210 obras, criando espaços de respiro essenciais para uma expografia sofisticada.
Artistas brasileiros do país inteiro e do exterior enviaram suas obras.
A ocupação de 1,1 mil m2 da galeria foram ocupados com esculturas em cerâmica, papel, madeira, mármore, metal, e técnicas mistas. Além de obras bidimensionais abstratas e figurativas em diversas técnicas, tais como: arte digital, aquarela, assemblage, bordado, colagem, desenho, encáustica, gravura, fotografia, mosaico em vidro, pastel, pintura à óleo e acrílico, realidade aumentada, resina e pedraria, sais minerais e spray, e técnica mista.
Durante cinco dias a galeria recebeu cerca de 3 mil visitantes que ocuparam os dois andares, divulgando o evento, consultando os perfis dos artistas e postando selfies com as obras, e movimentando o quarteirão mais chique da cidade de São Paulo.
Para muito além de uma exposição, a Catavento marcou o cenário cultural no ano de 2021 e inaugurou um novo olhar do Artrilha sobre o caminho a seguir, abriu portas e engrandeceu o networking dos artistas e do grupo, deu visibilidade na carreira artística de todos os participantes e, porque não dizer, instaurou um benchmarking de padrão de qualidade para exposições coletivas.
O Catálogo do Catavento vem recuperar um pouco das memórias do evento e ajuda a registrar esse momento especial na história do Artrilha e na vida profissional de todos que estiveram envolvidos na organização, realização, execução e fechamento do evento.
E todo esse conjunto de fotos e vídeos que foram registrados e arquivados estão agora saindo do acervo para a confecção do catálogo, mas também para a realização de um documentário que dará ainda mais envergadura para a documentação desse evento tão marcante.
Aos participantes da edição Catavento, meu maior obrigada. Aos que ajudarem direta ou indiretamente eu agradeço e agradeço, sem fim. Aos que acreditam e vem acreditando em mim eu gostaria de dizer que vocês fazem a minha vida mais especial.
Obrigada.
Em especial, gostaria de agradecer todo o apoio, assistência, companheirismo de Didier Pires. Aos colaboradores Rafael de Paula e Vinicius Policante, muito obrigada.
À equipe da galeria e funcionários, também minha gratidão. A cada visitante, apoiador, divulgador: obrigada por colaborarem com essa etapa importante da vida do Artrilha.
Até a próxima aventura!
Edna Carla Stradioto
Um pouco dessa história aqui para vocês em fotos e vídeos!
















