O Brasil que Eu Vejo

A exposição O Brasil Que Eu Vejo foi organizada pelo Artrilha e esteve em cartaz no Solar do Jambeiro em Niterói – RJ entre 12 de julho a 03 de setembro de 2023.

O Solar do Jambeiro está instalado no antigo Palacete Bartholdy, hoje conhecido como Solar do Jambeiro, foi construído em 1872 pelo comerciante português Bento Joaquim Alves Pereira, residente no Rio de Janeiro.

Obra típica de uma época de luxo e riqueza, o Solar é um exemplar notável da arquitetura residencial urbana burguesa de meados do século XIX. Em meio à bela chácara arborizada, ergue-se o amplo sobrado, revestido de autênticos azulejos de padrão, típicos das construções portuguesas.

Em 22 de novembro de 2001, o Solar do Jambeiro foi aberto ao público após minucioso e exemplar processo de restauração realizado por uma equipe multidisciplinar coordenada pelo restaurador Cláudio Valério Teixeira e supervisionada pela arquiteta Maria Regina Pontin de Mattos.

A exposição O Brasil Que Eu Vejo teve a honra de acontecer no patrimônio histórico do palacete e contou com a participação de 38 artistas, sendo 20 deles do Rio de Janeiro, e com curadoria de Edna Carla Stradioto. Os artistas desenvolveram obras especialmente nas medidas até 40×60 cm e tematizando as brasilidades que cada um enxerga e prioriza na nossa cultura. Tivemos a presença de aquarela, assemblage, cerâmica, pinturas à óleo e acrílica em tela, colagem, técnica mista, foto impressa em tecido e papel, escultura em técnica mista, e instalação artística.