Instalação Pass_ar_os

ITINERÂNCIA DA INSTALAÇÃO PASS_AR_OS

A Primeira exposição da Instalação Pass_ar_os aconteceu na Pinacoteca Fórum das Artes de Botucatu – SP, no Museu de Arte Contemporânea Itajahy Martins, entre 06 de outubro de 2023 a 28 de janeiro de 2024. A expografia priorizou o voo horizontal em formato de infinito, para valorizar cada artista participante da instalação.

 

 

A segunda exposição foi no Centro Cultural Palace de Ribeirão Preto – SP, e ficou em cartaz de 10 de maio  a 31 de agosto de 2024.  A expografia do local permitiu um voo vertical de 4 metros de altura por 6 de largura. Os pontos de observação do local, térreo com vista para o alto da instalação, o primeiro andar com aproximação do público, o segundo andar com a presença do observador no meio da revoada, e o mirante do segundo andar que proporciona uma visão lateral da totalidade da revoada: parece o que Palace nasceu para receber os Pass_ar_os!

A HISTÓRIA DO PROJETO

DESCRIÇÃO DO PROJETO

A instalação Pass_ar_os é composta por 600 unidades de pássaros em 5 posições diferentes. A estrutura principal de cada peça é uma base feita em fibra de vidro e finalizada com resina acrílica, na qual 30 artistas fizeram intervenção artística com as mais variadas técnicas e estilos.

Cada unidade tem cerca de 20x20x5cm de dimensões e o peso de cada escultura varia entre 20 a 40 gramas.

Os materiais utilizados pelos artistas na intervenção são variados e é essa variedade e multiplicidade que nos interessa para mostrar que o indivíduo é preservado mesmo quando em grupo. Assim, a pluralidade de técnicas e materiais representam a poética do Artrilha e da instalação. São materiais como: pintura à óleo, pintura acrílica, aquarela, guache, assemblage, cordas, fios, linhas, arames, ferro, cerâmica, papel marchet, colagem, areia, material de modelagem, pedras, papel, bordado, entre outros.

MONTAGEM

Cada pássaro tem um laço no dorso para ficar pendurado preso por fios de nylon do tipo transparente. A expografia é um conceito aberto que se ajusta a cada espaço que recebe a instalação, mas sempre indica a forma de revoada.

POÉTICA

Durante a pandemia, ao deter o olhar pela janela, eu pude notar com mais detenção de observação o bando de periquitos que rodeia e se abriga nas árvores ao redor da minha casa, em dois períodos distintos do dia. Muito cedo, por volta das 6h da manhã, quando eles chegam e ruidosamente cantam e gorjeiam em unidade, provocando um som que ecoa pelas vizinhanças. No final da tarde, a mesma revoada volta, mais intensa, mais barulhenta, mais alegre, mais viva. Chamando a atenção, fazendo a gente parar para olhar, mostrando para toda a gente que eles estão ali em bando, em coro, em tempo, em grupo.       

Por causa deles, eu comecei a reparar que estou cercada de pássaros dentro de casa. São diversas esculturas e pinturas que eu adquiri ao longo dos anos e que são numerosas e são elas que dão alegria ao meu espaço, onde pinto e trabalho.

Até o nome do grupo passou a ter diferente conotação. O neologismo criado para significar a junção de arte e trilha, começaram a ganhar outra dimensão: ar + trilha. Uma trilha no ar que me mostrava, insistentemente, que meu olhar não devia se manter no chão, mas voar.

Paralelamente a isso, comecei a notar que vários integrantes do Artrilha estamos produzindo obras com o tema “pássaros” e daí para frente veio um insight muito grande de que esse era o “caminho”.

Durante uma de minhas visitas culturais a São Paulo, me chamou a atenção uma revoada de pássaros e, em seguida, estive num espaço cultural em que eu não via os pássaros, mas eu podia ouvi-los com nitidez. Olhei ao redor e imaginei a instalação, o bando de pássaros.

Por que um bando de pássaros? Porque isso é a alma do Artrilha. O grupo nasceu para agir em coletivo. Cada um de nós, em essência e na sua individualidade, mas que em conjunto vai mais longe, é mais assertivo, é uma família que se ajuda e se ampara, é onde encontramos forças para seguir, é a fonte na qual nos alimentamos para buscar o norte para o qual construiremos nossa trilha.

A importância disso? Mostrar mais uma vez para o público a importância da ação conjunta, de uma comunidade de artistas que acredita em si mesmo e também no colega, na ajuda mútua daqueles com mais caminhada aos que estão começando, na motivação e brilho nos olhos dos que iniciam a jornada agora e contagia aqueles cujo olhar já perde o brilho… Somos um bando, mas quando estamos separados, às vezes somos invisíveis, inseguros, e travados. Mas quando seguimos coletivamente, nossas asas se esticam para todos os horizontes, voamos mais alto e para mais longe, seguimos com mais segurança porque estamos juntos, e buscamos juntos esse destino. Buscando a travessia.

No grande Dicionário dos Símbolos de Jean Chevalier podemos compreender como a simbologia dos pássaros é importante para as várias civilizações que passaram na história da humanidade, sendo reverenciados como ligação entre céu e terra, humanidade e divindade, mas também como a representação do destino dos homens. É no dicionário que encontramos a ligação do pássaro com a travessia. É informado que no Corão está escrito “no pescoço de cada homem, atamos seu pássaro”, ou seja, cada um de nós tem o seu destino, a sua jornada e a sua travessia, e o pássaro contextualiza esse percurso.

Em “Grande Sertão: Veredas”, de Guimarães Rosa, está escrito: “O real não está no início nem no fim, ele se mostra pra gente é no meio da travessia”. É disso que se trata essa instalação, falar da nossa travessia nessa vida, e ela é linda, ela é colaborativa, ela é cheia de arte e de gente trabalhadora e guerreira, é formada por respeito e alma. Alma brasileira, alma de periquito, alma de gente que não se cansa de acreditar em um voo que são passos no ar.

Nós somos a própria travessia. Nós somos aqueles que buscam. E “quem elegeu a busca não pode recusar a travessia” (Guimarães Rosa em Grande Sertão: Veredas). Essa é a nossa travessia, não a recusamos, porque já estamos em pleno voo, criando passos no ar.

Os 30 artistas participantes da instalação possuem entre 2 a 35 anos de carreira artística. São jovens e não-tão-jovens, homens, mulheres e afins, artistas plásticos de diversas técnicas e estilos, das mais diversas cidades e de vários estados brasileiros, que juntos compõem a heterogeneidade, democracia e inclusão que norteiam todas as ações para todos os membros do Artrilha.

 

São eles (ordem alfabética):

  1. Alzira Chaloub
  2. Ama Luna
  3. Ana Maria Xavier
  4. Ana Paula Jardine
  5. Antonio Cavalcante
  6. Ara Celis Vilela
  7. Bernardete Sarmento
  8. Carol Simó
  9. Edna Carla Stradioto
  10. Eliana Pierri
  11. Eliara Bevilacqua
  12. Gêiza Barreto
  13. Gustavo Mazzeo
  14. Helen Wolf
  15. Ju Barros
  16. Katia Brasileiro
  17. Leila Biscuola
  18. Leila Costa Quaglio
  19. Lucia Penido Portela
  20. Maria Cavallaro
  21. Marlene Trouva
  22. Patylene
  23. Paulo Vítor Carneiro
  24. Regiane Rossetti
  25. Salete Lottermann
  26. Sayuri Fukuoka
  27. SilKarla
  28. Simone Ceia
  29. Tati Garcia
  30. Thiago Burioli

Desenhos iniciais dos protótipos das 5 posições de voo dos pássaros, realizados pelo escultor Thiago Buriolli e produzidos por Luiz de Pádua Jr.

Assista aos vídeos de cobertura de mídia da Instalação Pass_ar_os, tanto em Botucatu, quanto em Ribeirão Preto!

Acompanhe também, os links com divulgação de mídia sobre a Instalação Pass_ar_os!

 

CENTRO CULTURAL PALACE – RIBEIRÃO PRETO – SP (05/05 A 31/08/2024)

Prefeitura Municipal de ribeirão Preto:

https://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/portal/noticia/exposicao-aerea-passa_ar_os—passos-no-ar-chega-ao-centro-cultural-palace

Portal a Cidade On Ribeirão:

https://www.instagram.com/p/C6uK2kbui-N/?igsh=ejhxYzMxMDFnZmty

Grupo Portal de Notícias: https://ribeiraopreto.grupoportaldenoticias.com.br/2024/05/08/exposicao-aerea-passa_ar_os-passos-no-ar-chega-ao-centro-cultural-palace/

REVIDE: https://www.revide.com.br/noticias/cultura/centro-cultural-palace-recebe-duas-grandes-exposicoes-simultaneas/

TV SBT: https://www.instagram.com/reel/C7hvuhWOjRI/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==

TV Record: https://record.r7.com/record-interior-sp/balanco-geral/exposicoes-homenageiam-danca-e-natureza-no-centro-cultural-palace-em-ribeirao-preto-13052024/

TV THATHI: https://www.instagram.com/reel/C8uTTe5OUDH/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==

Portal Thati Mais:

https://thmais.com.br/cidades/ribeirao-preto/exposicao-aerea-passa_ar_os-passos-no-ar-chega-ao-centro-cultural-palace/

Jornal Tribuna de Ribeirão (impresso e digital)

Mostra aérea em cartaz no Palace  

 

PINACOTECA FÓRUM DAS ARTES DE BOTUCATU – SP (DE 06/10/2023 A 28/01/2024)

Agência 14 NEWS podcast:

https://14news.com.br/agenda/pinacoteca-recebe-exposicao-aerea-passa_ar_os-e-lancamento-da-6a-edicao-da-revista-artrilha/

Prefeitura Municipal de Botucatu:

https://www.botucatu.sp.gov.br/portal/noticias/0/3/25004/mac-abre-exposicao-passaros-nesta-semana/

Secretaria de Turismo e Cultura de Botucatu:

https://turismo.botucatu.sp.gov.br/agenda/museu-de-arte-contemporanea-itajahy-martinsde-botucatu-recebe–exposicao-passaros/252

Folha da Região de Botucatu:

https://sampi.net.br/aracatuba/noticias/2791990/cultura/2023/10/pinacoteca-de-botucatu-recebe-tres-eventos-simultaneos

VÍDEO OFICIAL DA PINACOTECA: https://www.instagram.com/reel/CyEhsX6xST4/?igsh=MW9xdHMza3pqYWl6aQ==

PROGRAMA EU SOU DA TV NOVA SERRANA: https://www.instagram.com/reel/CyjD10wx5bj/?igsh=MWxuN3pmZW1wdmdoeQ==

TV GLOBO: https://www.instagram.com/reel/CylwsVmxcjq/?igsh=dXJhMTNhdzVhbmF4

AGÊNCIA 14NEWS: https://www.instagram.com/reel/CyPKBW8M-5-/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==